"A actividade económica e a energia são duas faces da mesma moeda." (…) "A forte ligação entre energia e o crescimento económico é algo que os cidadãos europeus ou americanos mal percebem. (…) Aceitamos tudo como quem aceita o ar que respira, é como se fosse um direito adquirido. Mas quem vive nos países mais pobres tem perfeita consciência da importância da energia para conseguir que a vida ande para a frente. (…) Eles sabem que precisam de electricidade para iluminar a sala de aulas ou para pôr uma bomba de água potável a funcionar e sabem que precisam de gasóleo para fazerem mexer o tractor necessário para a colheita que lhes irá matar a fome ou para irem de camioneta até à vila e venderem os seus produtos no mercado." (…)
"Acontece que a China e a Índia estão determinadas a quebrar as barreiras do desenvolvimento." (…) "Consegues imaginar o impacto que isto tem na economia energética mundial?" (…) "Mais de mil milhões de pessoas." (…) "São mais de mil milhões de pessoas a querer andar de automóvel, são mais de mil milhões de pessoas a querer consumir combustível, são mais de mil milhões de pessoas a emitir enormes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera."
"Os Chineses estão a engolir os recursos energéticos com uma sofreguidão incrível. Para alimentar essa fome insaciável, entraram em força no mercado de consumo de petróleo (…) e estão a investir fortemente no carvão, o combustível fóssil que mais gases emite para intensificar o efeito estufa." (…) "Feitas as contas, a China emitirá em breve um quinto de todo o dióxido de carbono lançado na atmosfera."
angie
Sem comentários:
Enviar um comentário