quinta-feira, 15 de julho de 2010

(mal) Estado da Nação!

No dia em que finalmente entrei em férias (eheheh), debateu-se no parlamento o Estado da Nação.

Ora que a Nação vai mal toda a gente se apercebe, toda a gente não, o Senhor Primeiro Ministro continua a ver um “Mar de Rosas” onde não existe. Cá para mim deve ser o efeito da longa travessia no deserto que este senhor nos arrasta, já vê miragens e tudo..XD

O senhor Primeiro Ministro em vez de justificar o Estado em que o país se encontra, e apresentar propostas para corrigir este “descarrilamento”, aproveitou para vangloriar-se pelo pouco ou nada que fez.

Diz o senhor Primeiro Ministro que a Situação de Pobreza diminuiu em cerca de 0,1% no ano passado, estranho, que país é este em que o desemprego aumenta e a pobreza diminui? (taxa de pobreza: 2005 - 18%, 2006 - 18%, 2007 - 18%, 2008 - 18%, 2009 - 17.9%!!!!!!)

Diz o tal senhor que a receita fiscal e contribuições para a Segurança Social aumentaram, ou seja o aumento da receita à NOSSA custa contribuiu para o combate ao défice público. E na despesa o que fez? Hum… Não me parece ter actuado na despesa, já que ainda há pouco tempo comprou 900 e tal automóveis, e aliás também é este governo detentor do recorde de nomeação de assessores, o desemprego é grande mas para os “boys” há sempre qualquer coisita. Um Partido de tachos este PS, é e será sempre um partido para subida fácil ao poder para quem não tem qualquer competência, ora veja-se o exemplo do Senhor Primeiro Ministro que não tendo hipóteses no PSD, mudou-se para o PS para caçar um tacho, está claro…

Diz o senhor Primeiro Ministro que noutros países o crescimento económico foi inferior ao crescimento português, pois é senhor Primeiro Ministro mas continuamos bem pior, com um monstro chamado Dívida Pública e com os especuladores todos em cima, temos um crescimento maior que a França ou Alemanha, mas estamos a anos-luz do desenvolvimento deles…até quando? Em 1995 a dívida pública era pouco menos de 20% do PIB, em 2009 chegou a mais de 80%, em 1995 saía do poder o governo de Cavaco Silva, nos seguintes 15 anos o PS esteve no poder 12, afinal quem é o responsável pela crise que hoje o país atravessa?

Em 2011 segundo o Banco de Portugal entraremos numa fase de estagnação da economia, enquanto que o resto da Europa irá solidificar o crescimento, afinal a culpa é apenas da crise internacional ou deste governo prepotente e incompetente?

Para o senhor Primeiro Ministro o importante é modernizar o país, não seremos os novos pobres, seremos uns pobres modernos, sem dinheiro para poder pão na mesa, mas com um Magalhães em cada casa, acorde senhor Primeiro Ministro, o seu tempo já era…

É vergonhoso quando o governo apela aos cortes nos serviços sociais como o Serviço Nacional de Saúde e na Educação, enquanto gasta desavergonhadamente sem ver qualquer aplicação na economia… Que país é este em que os dinheiros vindos da União são mal aproveitados?

O senhor Primeiro Ministro gaba-se de que o abandono escolar diminuiu, ora seria um bom resultado se para o ter conseguido não tivesse sido usado as Novas Oportunidades nos moldes existentes, o país precisa de Qualificação e não apenas de Certificação!

Dizem uns que o Primeiro-ministro tem o optimismo necessário para puxar este país, concordando ou não, esse optimismo que no meu entender é excessivo, poderia ter sido evitado se o Governo Socialista tivesse trabalhado com competência e transparência nestes 12 anos que teve no poder.

É de loucos verificar que o país viveu aparentemente nas nuvens desde de 2005 a Setembro de 2009, enquanto o inferno ia sendo construído cá em baixo… Uma coisa é certa o Senhor Sócrates ficará para a história, porque ainda está para nascer um Primeiro-ministro que nos tivesse afundado tanto!!

Votar PS?? Desculpem amigos, mas "JAMAIS"…

Duke

2 comentários:

  1. Muito bem dito! Eu concordo!

    Gostei muito de saber esse parte do PS ter estado no poder 12 dos 15 anos. E o povo português o que tem a dizer? "Ah então Portugal está mergulhado numa crise e o PS é que é o culpado? E vêm aí mais eleições? AH então e agora em quem votamos? hammm... Ora então, PS, mas tá claro!"

    e o TGV que parece que vem aí?

    angie

    ResponderEliminar
  2. Ainda por cima parece q apesar do congelamento dos salários na função pública, vai aumentar em 1% os salários dos funcionários do Banco de Portugal..e também estão previstos aumentos na Caixa Geral de Depositos e na TAP... uns são privilegiados outros são filhos da p........!
    Tenho dito!

    Duke

    ResponderEliminar