segunda-feira, 12 de julho de 2010

Primeiro Excerto

Este fim de semana, acabei de ler "O Sétimo Selo". Para quem não conhece, é um livro de José Rodrigues dos Santos, editado em 2007, que se debruça, principalmente sobre dois grandes aspectos da nossa actualidade, o consumo excessivo e possivel término do ouro negro, o petróleo; e também do aquecimento global.

Como vocês sabem, sendo eu uma pessoa que gosta de se afirmar ambientalista, depois de ler o livro, confesso, fiquei um pouco preocupada. Vou portanto, dedicar os meus posts desta semana toda a este livro. Todos os dias apresentarei um excerto escolhido por mim desse mesmo livro, porque, para mim, "O Sétimo Selo" deveria ser de leitura obrigatória, para, infelizmente, grande parte da população, que continua a fechar os olhos a cada vez mais evidências, esperando que, assim, ignorando, talvez o problema se resolva. Pois minha gente, mas não resolve.

Fica aqui o primeiro excerto da semana. Espero que, no final da semana, em que vão ter direito a filme ( xD ), todos estes textos e, até mesmo, o filme, surtam efeitos...

"O gelo derreteu? Porquê?"
"Porque as temperaturas aumentaram" (…) "Desde a década de 1970 que as temperaturas médias da Sibéria subiram cinco graus"
"E então?"
"A tundra começou a derreter. O gelo recuou três por centro no Árctico e abriu um canal de água líquida na costa norte da Sibéria, que antigamente se encontrava permanentemente gelada. A tundra desapareceu e, em seu lugar, emergiu o solo" (…) "O problema é que esse solo é escuro."
"O que tem isso de especial?"
(…) "Antigamente, quando o Verão chagava [à Sibéria], os raios de Sol embatiam na neve e o calor era reflectido para o espaço. Mas agora esses raios já não encontram o espelho de neve que reflecte o calor, mas terra escura, que o absorve." (…) "O efeito é de bola de neve. O calor fica retido na terra escura da Sibéria e faz aumentar a temperatura, o que acelera o derretimento do resto da tundra, expondo mais terra escura que provoca mais derretimento, e assim por diante. A Sibéria entrou num ciclo vicioso de aquecimento que vai destruir todo o gelo do circulo polar árctico"
"Bem, há-de certamente sobrar o gelo do Pólo Norte."
(…) "pelas nossas contas não haverá gelo permanente no Pólo Norte em 2030, talvez mais cedo."

angie

1 comentário:

  1. bom post! e mesmo um livro de "leitora" obrigatória! xD Pessoal diminuam-me essa pegada ecologica por favor!!! Cumps

    ResponderEliminar