quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quarto Excerto

«"Complicado?" (…) "Nós caminhamos alegremente para a catástrofe, aceleramos na auto-estrada do suicídio e nem sequer nos apercebemos disso. O consumo de energia e a emissão de dióxido de carbono não estão a abrandar, mas sim a acelerar. E a acelerar exponencialmente." (…) "Além disso, o clima mostra-se totalmente alterado. O aquecimento dos últimos cinquenta anos duplicou de intensidade em relação aos últimos cem anos e o nível do mar subiu dezassete centímetros no século XX. Chove mais no Leste do continente americano e no Norte da Europa e chove menos no Sul da Europa, em África e na Ásia."

"E o pior é que o clima poderá estar à beira de cruzar um valor crítico, percebes? Um valor para lá do qual são desencadeados fenómenos que vão tornar inabitáveis importantes partes do planeta." (…) "A natureza está concebida de forma a que, em certos pontos críticos, se produzam alterações abruptas. E essas alterações são determinadas muitas vezes por valores térmicos. Por exemplo, a água permanece líquida à medida que a temperatura baixa, mas, quando se atingem os zeros graus, fica de repente sólida. Estás a ver? Os zeros graus são um valor crítico, a partir do qual tudo muda."

"Sim, estou a perceber. Mas onde queres tu chegar?"

"O que te estou a tentar explicar é que o mesmo se passa com o clima. A partir de uma certa temperatura, as coisas mudam radicalmente e o planeta pode tornar-se inabitável para grande parte da vida actualmente existente, incluindo a humana."»

Eu só queria salientar uma coisa, este livro foi escrito, todo ele, com base em estudos cientificos verdadeiros. Tudo o que se diz aqui, nos textos anteriores, e ainda no texto de amanha, é verdade! Não se iludam, porque tudo o que está a acontecer no planeta, apesar de às vezes parecer ficção científica, não o é, infelizmente.

angie

Sem comentários:

Enviar um comentário