Primeiro --->as SCUTS:
Na minha opinião, Portagens: Sim em todas as SCUTS, Chips como forma de pagamento: Não…
Apoio a lógica do Utilizador Pagador. Um habitante de Bragança que nunca foi ao Algarve não pode pagar indirectamente a manutenção da Auto-estrada do Algarve, nem vice-versa. Nem uma pessoa que nem sequer tem carro nem carta não pode pagar a manutenção das SCUTs. Nem pessoas que utilizam transportes públicos quer sejam urbanos ou regionais têm que pagar a manutenção das auto-estradas utilizadas maioritariamente por transportes individuais.
Fico perplexo quando pessoas se insurgem contra esta medida, seria normal o preço do tabaco não incluir o imposto sobre o tabaco, e sermos todos nós contribuintes fumadores ou não fumadores a pagarem esse imposto? Se assim for porque pagamos propinas? Os Estudantes universitários contribuem para o desenvolvimento cultural do país e mesmo assim quem estuda paga para estudar, não somos todos (estudantes ou não) a acarretarem com os custos da formação académica… Coerência, meus amigos!
Depois há quem diga que só as SCUTs nortenhas deveriam ser portajadas, é um erro, todas deveriam ter portagens, é uma questão de igualdade, e nós do interior podemos não ter o poder de compra e o desenvolvimento de outras regiões, mas não podemos reclamar pela discriminação, quando nos insurgimos todos os dias como vítimas de discriminação… a solução para o interior não passa pela isenção nas portagens que nos ia diferenciar dos outros, mas sim pela luta por oportunidades iguais que as outras regiões têm. O fecho de escolas e de serviços de urgência permanente no interior, isso sim é um atentado à igualdade. Devemos queixar nos do que as outras regiões têm e podem ter, e nós não…
Este espírito de “coitadinhos” tem que ser deixado de lado de uma vez por todas…
Sabendo que a manutenção das SCUTS custam ao estado cerca de 700 milhões de euros por ano, se dividirmos os 700milhões de euros pela população total, dá 70milhões de euros por pessoa por ano, se dividirmos por 365dias, dá 191mil euros por pessoa por dia, ora parte desta quantia são pagas pelos impostos dos cidadãos portugueses, tanto sejam utilizadores ou não utilizadores, será isto justo? Será preferível continuarmos a sustentar esta situação, e continuar a contribuir desnecessariamente para a crise? Paremos de olhar para os nossos umbigos, porque há mais mundo à nossa volta, não podemos querer uma região desenvolvida, quando no todo o país está perto da falência.
Aliás, a introdução de portagens pode ser vista como uma forma de evitar que pessoas se desloquem a outros concelhos para fazer compras, quando o comércio dos próprios concelhos necessita de clientes. (Sei bem do que falo!)
Quanto aos chips, é um atentado à privacidade individual, o engenheiro Sócrates já demonstrou o apego ao poder, e a opção pelos chips pode ser comparada á PIDE, em que todos os nossos passos seriam seguidos, espero que este país não aguente por mais tempo este senhor, porque o tempo de Salazar já lá vai, felizmente…
Isto leva-me a outra questão ---->Socialismo… O socialismo parece-me de facto uma ideologia inadaptada a estes tempos… Ironia das ironias existem apenas 6 (incluindo a recente vitória na Bélgica seriam 7) governos socialistas na União Europeia, que passo a citar: Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Grécia e Portugal; e só em três governam sem coligações: Portugal, Espanha e Grécia… Triste coincidência esta…
Podem dizer: “o socialismo nestes países não corresponde ao Verdadeiro socialismo” ok aceito, então mas será que o verdadeiro socialismo é aquele existente na Venezuela? Coreia do Norte? Ou a que existia na Antiga Ex-União Soviética?
O socialismo até seria uma boa ideologia se os tempos fossem outros e se os maus exemplos não fossem seguidos…
Por isso minha gente acordem para a vida, saibam distinguir quem sabe e não sabe governar, este partido que nos deixou no meio do pântano e de tanga prepara-se para nos deixar agora no Deserto e sem tanga...
Mudanças precisam-se, antes que seja tarde demais...
Duke
bem dizido! bem dizido!
ResponderEliminarXDD
angie
tenho acomentar isto pois discordo totalmente do que para aqui contam! em certos pontos concordo mas há aqui muitas coisas que nao estão certas e umas tantas outras mal fundamentadas. Concordo com a tua opinião de que só deve pagar quem usa, é um facto, no entanto todos os portugueses devem contribuir para a manutenção dessas vias uma vez que todos usufruem destas!!! certo? roupas, comida, combustiveis... toda a gente compra estas coisas a preços bem mais acessiveis. Imagina lá que se não existisse essa via... provavelmente pagarias mais 10 a 15% pelo transporte desses produtos!!!
ResponderEliminarEm suma todos os portugueses devem contribuir... no entanto a maior aprte da contribuição deve recair sobre quem recorre a essas vias.
Depois há outro facto... todos os portugueses pagam a tua formação! TODOS! tu numa escola ou universidade usufruis de serviços que nem imaginas o quanto custam ao estado mante-los... no entanto também te cabe a ti proprio acarretar com uma boa parte dessa manutenção!! queres saber porque? tu vais ser um benefeciario directo da tua formação... é natural que tenhas de pagar tu roprio para estudar... não seria correcto o esudo ser gratuito.
Quantos aos chips eu acho esse teu argumento absolutamente ridiculo... Não viola a tua privacidade... ninguem sabe o que estás a fazer nem o porque... so te sentes mal com isos dos chips se tiveres vergonha de que alguem saiba onde estás... duvido muito disso... além disso essa informação é toda confidencial tal como o teu BI, identificação bancária, tudo...
Eu pessoalmente acho que os carros devem ser chipados... além de prevenirem sinistralidade rodoviaria ( nao quero dizer com isto caça à multa ), permite localizar o carro em caso de furto, ou ate mesmo te permite localizar caso tenhas feito merda! e nem te atrevas a comparar com a Pide... roça o ridiculo isso... A PIDE, isso sim era um atentado à liberdade pessoal... uns chips nao o são... os chips nao te leem as cartas, não te ouvem as conversas, não te censuram as Tv's nada... So se andar-mos aqui com as manias da conspiração!!!
Ultimoa alinea... na sovietica praticava-se o comunismo e não o socialismo... estes divergem! Embora partilhem uma ideologia identica este divergem totalmente na forma como a compreendem!!!
Blizzard
É óbvio que nao quis igualar os chips à PIDE, aliás sou contra ao argumento usado por alguns senhores que afirmam "que no tempo de Salazar estávamos melhores", obviamente não estávamos e se hoje estamos assim, também devemos ao tempo em que estivémos basicamente paradinhos...
ResponderEliminarApesar de hoje continuar a haver actos de censura, mas cada vez mais isolados claro...
Quanto ao comunismo e socialismo, o comunismo é uma das formas de socialismo e por isso é que essa união se designava por União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. e por isso não me referi à China pois essa sim é oficialmente pertencente ao Regime comunista.
Do socialismo salva-se a via da Social Democracia, e mesmo nessa depende de país para país como é interpretada, no nosso e na MINHA OPINIÃO parece me estar mais preparada do que o Partido Socialista...
Sem mais de momento e agradecendo o seu comentário
Duke
Ah esqueci-me...XD
ResponderEliminarQuanto à formação nesse ponto é obvio que as propinas por muito altas q sejam nao cobrem todas as despesas. Mas em relação a ser cada um de nós o seu beneficiário directo,é obvio que o somos, mas o país também o é, nós contribuimos para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura do país. É demagógico e triste com desvalorizam os licenciados no nosso país.
Causa me algum choque quando nos orgulhamos de ter um Cristiano Ronaldo ou um José Mourinho, e não nos orgulhamos de termos muitos licenciados de sucesso, grandes "crânios" que lutam e estudaram para si próprios é claro, mas também pelo país.
É triste quando são desvalorizados no próprio país e têm que procurar no estrangeiro carreiras de sucesso.
É triste quando nos insurgimos contra os milhões que o Zeinal Bava e outros que tais ganham, quando achamos normal que a equipa do Benfica ganhe mais, é certo que o talento deve ser recompensado, e o esforço?e a inteligência?e o conhecimento?
Por isso, sim cada um de nós é o beneficiário directo da nossa formação, e o país?não?
Duke
ena pah! discussaozinha! XD
ResponderEliminarnão vamos exagerar e não nos vamos exaltar, ok? Este é um blog livre, em que cada um pode exprimir a sua opinião e fazer as exposiçoes e comparações que desejar! Eu pouco ou nada percebo de politica, mas ainda estamos numa democracia, certo?
discussoes é bom, e sao produtivas, mas calma!
peace
angie
isto esta a aser uma discução produtiva!?! estou a aprender rapariga xD
ResponderEliminarcontinuando
tens toda a razão quando afirmas que so reconhecem o sucesso em futebolsitas, treinadores, cantores, pintores, cozinheiros, apresentadores de TV, casamento gay, e tudo isso... no entanto nao podemos estar a exigir mais ao estado do que aquilo que ele ja nos oferesse no ensino... é praticamente impossivel eles darem algo mais... se tu fores para escolas do estrangeiro a unica coisa que ves a variar é o metodo de ensino e a disciplina.... e isso ja depende da cada cultura!!!
Como dizes, infelizmente muitas pessoas de sucesso ans mais diversas areas cientificas saem para fora... mas isto deve-se ao um simples facto... portugal noa e um pais que possua dinheiro para esses fins... o Estado já faz o que pode... o grosso do dinheiro tem de aprtir do privado e aí está o problema... o privado só ve o lucro!!! portanto as tuas investigações quando finançiadas pelo privado só podem fornecer uma e uma unica coisa ao privado, isto é lucro. Além disso os grandes pontos de reconhecimento encontram-se lá fora...alemanha, USA, inglaterra... enfim... isos é inevitavel... so acho que nao nos devemos precipitar quanto às exigencias que fazemos quando nem memso nós sabemos o que queremos nem se o podemos ter...
quanto a politica... é certo que nao domino o campo o sufeciente para poder falar correctamente... mas tenho contactos nesse ramo e... COMUNISMO E UMA FORMA DE SOCIALISMO MAS SOCIALISMO NAO É COMUNISMO e apesar de tudo a URSS nao era socialista... Comunista sim sra.... segundo os comunistas actuais, um comunismo para esquecer...
esqueci-me de refrir quanto ao encerramento de centros de saude e isso.... e digo desde já que apoio.... no entanto tem de haver alternativas... imagina lá que fecha o centro de saude da terra B... o estado tem de garantir transporte aos doentes, sempre que necessarios de B para A... mas no entanto vejo pessoas a discutir e a reclamar por coisa smesmo absurdas... vejo na tv gente a mandar vir "ai que vai ser da minha bidinha??? tenho de andar 3, 10,15 Km para ir ao hospital..." e eu fico a olhar aparvalhado para aquilo... porque elas pensam que vao morrer por o centro de saude fechar!!! tipo o centro de saude so lhes fornecia consultas... se elas tivessem de ser operadas, ou trratamentos mais invasivos teriam de ser feitos num hispital!!! tipo é memso WTF!!! a Isto chama-se comodismo meu amigo... eu a unica cosia de que me posso queixar actualmente do governo é de este nao esta a cobar os impostos que deve as grandes fortunas, e este estar a vender todas as suas acções em empressas rentaveis, os admnistradores que ganham balurdios, as reformas acumuladas e, acima de tudo, PESSOAS QUE VIVEM DDO SUBSIDIO DE DESEMPREGO.... simplesmente nao querem trabalhar... bem diz o Pedro Paços Coelho... essa gente devia trabalhar para merecerem sequer o subsidio!!!
Desde ja peço desculpa so manifestar a minha opiniao agora mas foi agora que me vi mais livre... mas tenho andado a acompanhar!!!
so para dar os parabens a rapariga do 19,5 e para lhe dizer que vou fazer essa trampa por recurso que é para ela parar de dizer que desisto xD
blizzard
Quanto á questão do encerramento dos Serviços de Urgência Permanente, temos opiniões diferentes, mas cada um com a sua opinião espero não precisar de recorrer aos seus serviços, mas tendo familiares com alguns problemas de saúde, fico preocupado q eles vivendo em sitios não tão acessiveis como a capital do meu concelho, tenham q esperar horas para q os médicos do INEM cheguem, o país não é feito apenas de cidades, é feito de aldeias com localizações pouco acessiveis, a saúde não é o tema q domino, mas acho q vitimas de um enfarte ou um AVC, doenças tão recorrentes hoje em dia, necessitam de assistência rápida, no que os SAP locais devem ser preciosos nestas situações. Nalguns locais os acessos ás capitais de concelho ja sao tao dificeis quanto mais terem q se deslocar para outros locais...
ResponderEliminarRelembro o que a constituição(isto de ter tido Introdução ao Direito faz me ler com cada coisa lol) diz:
"São tarefas fundamentais do Estado:
d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;
e) Proteger e valorizar o património cultural do povo português, defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos naturais e assegurar um correcto ordenamento do território;
f) Assegurar o ensino e a valorização permanente, defender o uso e promover a difusão internacional da língua portuguesa;
g) Promover o desenvolvimento harmonioso de todo o território nacional"
(Nenhum governo é certo assegurou a totalidade destes pontos, mas prontes...XD)
Quanto ao estado ja fazer o que pode, é bem certo, mas a sociedade civil também tem o dever de fazer alguma coisa... e o sector privado nao pode ser o bode espiatório para tudo... Mas o estado podia poupar nas viagens de estado, nas flores, nas comidas,nos automoveis, são tantos luxos que os nossos ministros,deputados,secretarios de estado e até acessores usufruem... Andar de transporte publico nao seria mau pensado :D...
Obviamente que se nesses lugares tivessem os melhores, eu concordaria com esses luxos, mas nao estão...infelizmente os melhores nao querem assumir tais responsabilidades e porquê?porque recebem melhor e são mais reconhecidos no sector privado... E para defender a minha futura classe profissional(economia e gestão), quero dizer q os administradores que ganham milhões nao podem ser todos colocados no mesmo saco... Há que separar os gestores publicos dos privados, e dentro dos privados separar aqueles que são nomeados apenas por cunha politica como o senhor Jorge Coelho...aqueles que são nomeados pela sua competencia merecem ganhar os milhoes porque deles dependem milhares de postos trabalhos, a pouca produtividade que o país tem, e a maior parte dos impostos recebidos pelo estado...
Quanto ao 19,5 parabens angie, fogo aqi pa cima os 9,5 são raros quanto mais os 19,5...XD
Duke
epa... realmente... continuo a achar que os administradores ganham demais, quer publicos quer privados... é obvio que possuem uma grande responsabilidade... mas nao justifica os milhoes... nao há trabalho nenhum no mundo que justifique o que muitos ganham... a não ser que sejam o próprio Deus e, ainda assim acho que esse deve estar a ganhar mal e porcamente com a crise que estamos...
ResponderEliminarna minha opinião acho que há dois buracos negros finançeiros no mundo... os politcos que gastam dinheiro a mais... e os administradores que ganham dinheiro a mais...
Estudo da CMVM
Salários dos administradores duplicaram entre 2000 e 2005 para 3,5 milhões de euros
07.05.2007 - 09:14 Por Anabela Campos, PÚBLICO
isto é absolutamente absurdo... em 5 anos os salarios duplicarem!!!! não faz sentido nennhum!!! apoio sim que ganhem bem mas nao bem de mais!!! e ja agora com impostos por cima que como tu dizes isto é pela igualdade!!!
é que sim... existem muitos adminstradores que pagam tanto de impostos como uma pessoa de classe media... o que é absolutamente ACEITAVEL!!!!
bem... este topico já cansa de falar... tens de postar mais um polémico para eu me expressar xD
tenho q mais uma vez defender a minha futura classe profissional, aplicar o mesmo critério entre publico e privado não tem logica nenhuma, se no sector privado os administradores ganham os milhões q ganham é porque os seus accionistas e proprietários estão dispostos a pagar o q pagam, agora no sector publico nesse sim o estado é o "proprietário", logo somos nós, e aí sim deveria haver a preocupação em acompanhar a crise... Mas também digo, q seria ridiculo um pivot de telejornal ou uma actriz de novela ganhar tanto como um administrador, mas tal como no caso dos jogadores de futebol, achamos isso normalissimo, á velha maneira portuguesa gostamos de pensar "pequenino"...
ResponderEliminarQuanto aos buracos financeiros, podia estar aqui horas a falar disso, pq andar em economia devia m preparar para isso, mas nao quero massar os leitores...XD
Duke
ahahahahahah
ResponderEliminarXDDDD
19.5!!!!! a biorganica!! ahahaha
quero ver isso! espero bem q sim!!
XDDD
19.5!!!
XDDDD
P.S. voces os dois falam demais! ja me perdi na conversa...
angieee