quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia de Portugal

Este post é para todos aqueles que dizem hoje (pode ser para semana, pode ser amanhã, como achares melhor (lol), mas como é hoje, digo hoje), é feriado e alguém pergunta, feriado porquê? E tu respondes, porque é feriado. Após isto sentes-te ignorante e vais perguntar à mãe ou ao pai, hoje é feriado porquê? E eles lá dizem e tu sentes-te ainda mais ignorante, mas avançando no tema, hoje é feriado nacional, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Este celebra-se a 10 de Junho, em honra de Luís Vaz de Camões (poeta que escreveu “Os Lusíadas), uma vez que é a data apontada como sendo a da sua morte em 1580.

Inicialmente (em plena monarquia), era um feriado exclusivamente municipal em Lisboa (invejosos não??!!!), mudando assim para nacional (para o nosso bem, não é?), em 1933 com a presença do Estado Novo, sob a direcção de António de Oliveira Salazar.


Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça. Oliveira Salazar, na inauguração do Estádio Nacional em 1944, tinha denominado também o dia 10 de Junho como o Dia da Raça em memória das vítimas da guerra colonial. A partir de 1963, o feriado do 10 de Junho assumiu-se como uma homenagem às Forças Armadas e numa exaltação da guerra e do poder colonial. A segunda república não se revê neste feriado, pelo que, em 1978, o converte em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Conclusão: Se ter feriado é fixe, e fixe é não trabalhar nesse dia. Logo, ter feriado é não trabalhar nesse dia. (ou não :P). Isto foi umas das coisas que aprendi nas minhas aulas de filosofia a uns anos, acho que não era bem assim era noutro contexto mas serve na mesma o que conta é a intenção (lol).

Seugnimod

1 comentário: