domingo, 6 de junho de 2010

Poderia ser hoje, mas não foi…

Hoje dia 6 de Junho não se celebra, por não ser motivo de comemoraçao, mas relembra-se aquele que foi um dos dias decisivos na fase mais negra da historia da Europa e do Mundo --->o dia D.

Um pouco de historia:

“No vocabulário militar, o Dia D é um termo usado frequentemente para denotar o dia em que um ataque ou uma operação do combate devem ser iniciados.

Apesar de sua longa tradição como potência militar, a participação da França na Segunda Guerra Mundial não foi decisiva. Ocupada pelos nazistas em Junho de 1940, o país precisou, quase 4 anos depois, de ajuda maciça de Tropas britânicas, Norte-americanas e Canadenses para sua libertação, iniciando-se em 6 de Junho de 1944, justamente sendo este dia conhecido como dia D. Os Franceses no início da guerra foram surpreendidos pelos exércitos alemães, e não conseguiram bloqueá-los nem mesmo com a ajuda inglesa. O Dia D , Le jour "J" em francês, objetivava a libertação de Paris e de toda a França, com os aliados avançando das praias da Normandia para o interior do país até libertarem a capital francesa em 25 de Agosto de 1944…” Fonte:Wikipedia

Ora, (D de decisão) o dia D foi um dia decisivo na Segunda Guerra Mundial lançando os Aliados para a vitoria.

Até aos dias hoje, ocorreram de certeza muitos dias “Ds” na historia e na vida de cada um: Do dia da queda do Muro de Berlim ao dia da saida das colocações para a Faculdade…

Hoje a selecção chegou a terras Africanas, a fé de um povo encontra-se depositada em 23homens. Esperemos que este dia seja o dia D da selecção lusitana e que a lance ao sucesso no mundial.

No entanto,tenho receio que o grande entusiasmo envolto nesta competição nos afaste a atenção daquilo que é essencial:a grave crise economica, financeira e social para a qual o nosso país está a ser mergulhado… O grande país de navegadores parece naufragar…

Adptando a canção: Não temos um Homem ao leme, que vogue à vontade, enfrentando o que o povo teme. Temos um simples marinheiro que no comando so tem vontade de rir, tentando fugir, mas é tarde demais, infelizmente estamos condenados a perder…

A união e o apoio do povo é sempre fundamental, seja para apoiar a seleção seja, e mais importante, para enfrentar todas as adversidades que abalam e abalarão o nosso país…

Para concluir não poderia de deixar de dar o meu Apoio á selecção,e já que hoje se comemora os 66anos passados do Dia D, desejar que a equipa Comandada por Queiroz se inspire no feito conquistado pela equipa lusitana no ano 66 do século passado…

Força Portugal…


Que dias dificeis virão!


Duke

3 comentários:

  1. Quando digo Força, digo Força para o pais e nao apenas para a selecçao... falta motivaçao em tudo...infelizmente...

    ;)

    Saudaçoes linguarudas

    Duke

    ResponderEliminar
  2. ja conseguimos uma vez, havemos de conseguir outras!

    xD

    ResponderEliminar