quarta-feira, 9 de junho de 2010

A senhora das novelas...

(não não falarei nem da Alexandra Lencastre, nem Margarida Marinho, nem da Eunice Munoz, mesmo que até fosse melhor…)

Escrevo hoje o meu segundo texto, por ontem não ter postado “unzinho” sequer…

Deparei-me hoje que não somos unicos no ínicio (diremos) de carreira pelo “mundo dos blogs”, também a deputada, actriz,cineastra e cantora (fogo escolha de emprego não lhe faltará com certeza…) Maria de Medeiras ingressou neste “mundo”, colaborando com o jugular.blogs.sapo.pt.


Para quem tiver curiosidade de ler o seu texto aqui fica o endereço http://jugular.blogs.sapo.pt/1953920.html . Cabe me precavê-lo que encontrará um texto longo e pouco acessivel, mas que não deixa de ser interessante.

Relembro que a afamada deputada socialista foi envolvida no passado recente no caso das Viagens Lisboa-Paris. A deputada eleita, sublinho, pelo Circulo eleitoral de Lisboa afirmava-se no direito de receber mais um subsidio de deslocações, julgo que semanais, até a Paris, seu local de residencia.

O caso gerou controvérsia até que em reunião de administração do parlamento (sim por que por lá também há de isso, mesmo que eles não façam ideia de como exercer tal coisa…XD) foi decidido, com os votos a favor, claro, do Partido Socialista (esse sim, que nos pede sacrificios e tal, que nos aperta o cinto mesmo que nem dinheiro para comprar um tenhamos, e depois isto, dá viagens a Paris a uma deputada eleita por Lisboa…) que seria pago as deslocações da cara (com o sentido estrito da palavra) deputada.

A senhora deputada ,humilde como sempre, reconsiderou e decidiu prescindir de tal pagamento (sim parece uma novela da globo, em que a personagem principal luta pelo amor de outro, e depois que o consegue “joga fora”). Mas como toda a novela, esta também um fim, feliz para os bolsos dos portugueses, e infeliz para o PS (mas esse na minha opinião, nunca será protagonista de uma historia feliz…) e para a deputada Maria de Medeiros (que perdeu parte da admiração que os portugueses até iam tendo pela Senhora).

Bom a senhora tem uma carreira quase brilhante como actriz, e para quem gosta também como cantora, já como deputada… o tempo o dirá mas…

Maria de Medeiros no seu primeiro post, e para abrir, acusa os comentadores e os portuguesas em geral de terem “um autista sentimento de superioridade” e/ou “um inultrapassável sentimento de inferioridade”. Numa coisa lhe dou razão “e qualquer coisa caracteriza uma certa mentalidade portuguesa … é esta estranha certeza de que indiscutivelmente não estamos à altura dos “outros”, entidade indefinida, mas que esse facto se deve apenas ao nosso tradicional e enraizado desleixo. Mais prosaicamente o recorrente :“Ah, se eu quisesse! ...” ”. Uma frase (das poucas) muito bem conseguida!!!! A senhora volta a referir que mora em dois paises, e que vive a crise duas vezes (sim com o salario daqueles, coitada qualquer dia ainda a verei a pedir esmola na Paragem dos autocarros, como encontro tantos outros portugueses…), realça ainda o facto de Portugal ter tido crescimento no ultimo trimestre(será que são 3meses ou 4??:s) maior que a França.

Mudo de parágrafo, mostrando indignação pelo facto da senhora concordar com uma citação de André Gide que diz: “quando um economista responde a uma pergunta, deixamos de entender o que tínhamos perguntado”. Como futuro economista sinto me humilhado, de certo não fugirá muito da realidade, no entanto considero que os bons economistas prestam um bom contributo á nação, já a senhora…

A deputada ataca no seu blog aquilo que aplida de: direita, extrema direita e a nova esquerda, ou esquerda da esquerda, ou esquerda alternativa ou alter esquerda.

E a frase que condeno: “Se qualquer coisa pude constatar quando cheguei ao Parlamento é que a qualidade do parlamento e dos seus parlamentares é absolutamente equivalente à qualidade da sociedade e dos seus cidadãos. E, sejamos honestos, com vantagem percentual para o Parlamento.”, ora isto é inaceitavel, a maioria dos cidadãos não rouba o quer que seja, nem sequer simples gravadores como deputados da sua bancada, a maioria dos cidadãos não faz viagens e mais viagens, nem sempre profissionais á conta do estado. Os melhores e mais competentes não estão no parlamento porque podem ter uma vida professional mais estavel sem precisar de ceder a populismos,a favores,a compadrios…

Há bons deputados naquele parlamento com certeza, que depois de anos de carreira, se prestam a servir o pais, mas a maioria faz carreira no parlamento, servindo e servindo-se do poder.

Espero para terminar, que a deputada não utilize os computadores, como seus colegas que jogam Farmville ou outra coisa qualquer, para actualizar o seu blog, e que depois de muito discurso de falsa modestia meta mãos ao trabalho e contribua de forma a dignificar o seu trabalho e dos seus colegas no parlamento.

Duke

4 comentários:

  1. sim sim, ela que não faça como nós, que com uma desastrosa epoca de exames que aí vem (falo por mim), em vez de estudarmos, andamos aqui todos os dias a actualizar o blog!

    xD

    angie

    ResponderEliminar
  2. Não gosto da Maria de Madeiros!
    Acho uma pessima actriz!

    Alexandra Lecantre e Eunice Munoz são sim dois exemplos de actrizes talentosas!

    ResponderEliminar
  3. Não concordo,é das poucas actrizes portuguesas com carreira internacional! Nunca ouviste falar de Pulp Fiction?! Gente inculta!

    ResponderEliminar
  4. Concordo, como disse no post e' uma brilhante actriz...

    o cerne da questao esta' que como deputada e representante do povo deixa muito a desejar...

    S s conformasse com os filmes era muito melhor...

    duke

    ResponderEliminar