segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dar vida

A 14 de Junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue é de novo celebrado em todo o mundo.

Designado oficialmente como um evento anual pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005, o Dia celebra e agradece aos dadores de sangue voluntários o seu dom de sangue, tendo-se tornado um ponto focal importante para acção em prol da segurança e disponibilidade de sangue em todo o mundo.

O sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode dar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos Hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.



Os dadores estão identificados por um Cartão Nacional de Dadores de Sangue (CNDS), que é entregue gratuitamente a quem fizer pelo menos uma dádiva de sangue.


Na Dádiva de Sangue Total, os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano), sem qualquer prejuízo para si próprios. Neste tipo de dádiva são retirados 450/500mL de sangue. Todo o percurso da dádiva, iniciando-se na inscrição, passando pela triagem clínica, colheita e terminando na refeição, demora cerca de 30 minutos. A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum. Deve-se tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras, como por exemplo uma sanduíche e um sumo.

Todos os dadores de sangue estão isentos de pagar taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde, ou seja, sempre que precisares de ir a um Hospital, qualquer, poupas uns eurinhos na carteira; Podes ainda visitar pacientes internados, sem necessitares de ficar à espera da hora da visita.

Para te tornares dador basta teres 18 anos, pesar pelo menos 50 quilos e teres hábitos de vida saudáveis.

Depois de doares, a equipa que te acompanha em todo o processo estará encarregue de te fornecer uma pequena refeição e dar as indicações necessárias para o resto do dia, tais como, ingestão de bastantes liquidos, nada de esforços, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar fumar durante a hora seguinte à dádiva, etc.

É muito fácil, simples e relativamente rápido. O único senão é sentires-te um pouco cansado após a dádiva, (e sim, a agulha mete respeito...) mas tirando isso....

....para além de estares a salvar vidas, talvez de alguém próximo de ti, ainda recebes uma refeição 'à pala' e uma bela desculpa para não fazeres mais nada durante o resto do dia! (Eu já usei essa desculpa para não ter de pôr a mesa do almoço =D )

Qualquer duvida, http://www.ipsangue.org/


Ajudem, dêm sangue, amanha podemos ser nós a precisar...



angie

2 comentários:

  1. tenho medo de seringas! XD
    mas algo que vou começar a fazer. é uma daquelas coisa que devia ser um dever civico!Referendo!!! Referendo!!! Xp

    ResponderEliminar
  2. Eu sou um dos que da sangue regularmente!

    ResponderEliminar