No dia em que a selecção Portuguesa se estreou no 1ºCampeonato do Mundo em solo africano (O empate não foi mau, já que a selecção Marfinense é a melhor selecção africana presente na competição), o Jornal de Negócios (sim, tinha que falar de Economia!!!) fez manchete com: “Economia Portuguesa é a que mais perde durante os jogos da selecção”.
Bom, o mundial não veio calhar na melhor altura… O futebol move multidões, e o espírito patriótico parece tomar conta das almas lusitanas, esperançadas num sucesso para lhes melhorar o ego. Tenho pena e preocupação que este espírito seja apenas aplicado ao futebol, quando o patriotismo devia ser uma arma de combate à crise e de afirmação cultural.
Segundo o Negócios, nos 3 jogos que a selecção portuguesa realizará na fase de grupos serão perdidos cerca de 26€ por pessoa, sendo Portugal o país que mais perde entre todos os participantes do torneio e os números não são mais elevados, pois em termos de produtividade por pessoa ocupamos o meio da tabela, ou seja já produzimos pouco…
De duas uma, ou a Selecção Portuguesa é campeão e aproveita isso para relançar a economia e a sua imagem no mundo (e já agora venderia o “caneco” que seria uma boa receita com certeza), ou nem valeria a pena lá ter ido… Uma viagem de luxo esta hein!
Prefiro a primeira hipótese e só nos resta acreditar e apoiar! Após o jogo surgiram alguns comentários de desilusão, revolta e do “bota-abaixo”. Alguns, imagine-se até torcem para que a selecção portuguesa seja eliminado (põe clubismos à frente da selecção representativa do nosso país, é triste). A esses aconselho, então, para não assistirem aos próximos jogos, assim criávamos mais uns eurozinhos ou não …
O povo português é por natureza um povo inconformado, mas resignado, que critica mas baixa os braços à mínima adversidade, no passado não fomos assim... E já que chamam de Navegadores à nossa Selecção, com os Descobrimentos na memória vamos continuar a apoiar e esperar que não naufrague.
Se formos eliminados o Cristiano de certeza que não se importará de contribuir com uns milhões…
Assim espero!
(ah como devem ter reparado não me referi à selecção Portuguesa como “Portugal”, pois Felizmente Portugal é muito MAIS do que uma equipa de futebol…)
Duke
não deviamos sequer ter ido ao mundial! so trouxe coisas mas! coisas como a vuvuzela e o facto de corrermos o risco de fazermos um bom mundial. sim digo risco de o prof(mas que nao ensina nada)queiroz fique na selecçao!
ResponderEliminarcoisas mas a parte.. FORÇA PORTUGAL!
epa muito fraquinhos, muitos fraquinhos...
ResponderEliminarsó aquele do Ronaldo ao poste! ai jesus!