terça-feira, 3 de agosto de 2010

Transtornos nervosos: a "epidemia contemporânea".

Depressões nervosas, esgotamentos, doença bipolar, esquizofrenia etc., consideradas para uns doenças inferiores, e para os que as sofrem na pele doenças atormentadoras, difíceis de curar…

São as doenças deste século!

As mudanças sociais, económicas e até ambientais influenciaram bastante o seu surgimento. No entanto, como é óbvio estas sempre existiram.

A depressão é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer. As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola e outros factores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.

Esgotamento nervoso é um termo que as pessoas usam para caracterizar várias doenças mentais, mas que geralmente descreve a experiência de "estourar" sob pressão acentuada, colapso mental ou exaustão mental e física.

O transtorno bipolar ou distúrbio bipolar é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca, hiperactividade e grande imaginação, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comummente conhecidos como depressão maníaca. O paciente de bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão seguida de suicídio e, no outro extremo, a euforia de tentar escrever um livro num só dia, por exemplo.

Alguns grandes génios sofreram ou sofrem deste distúrbio, pessoas como: Agatha Christie, Fernando Pessoa, Elvis Presley, Janis Joplin, Amadeus Mozart, Maria Callas, Jean-Claude Van Damme, Robin Williams, Jim Carrey, Marilyn Monroe, Michelangelo, Vincent van Gogh, Platão, Isaac Newton, Napoleão Bonaparte, Winston Churchill, Abraham Lincoln…

http://www.adeb.pt/sobre_adeb/publicacoes/guias/guias_pdf/AF%20BROCHURA%20BIPOLAR.pdf (brochura sobre a doença)

A esquizofrenia é um transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente pelos seguintes sintomas: alterações do pensamento, alucinações (visuais, cinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contacto com a realidade. John Forbes Nash e Syd Barrett são alguns dos famosos que sofreram desta doença.

Este post tem como o objectivo apelar ao respeito e ao apoio às pessoas que padecem destas doenças, são doenças eternas, incuráveis apenas atenuadas, que no limite conduzem à morte (pois os seus doentes revelam pensamentos suicidas com grande frequência). São doentes que necessitam de grande apoio, compreensão, carinho e atenção. Ter uma vida emocionalmente e profissionalmente estável é meio caminho andado para atenuar os sintomas.

É triste verificar que hoje em dia, muita gente olha para estes problemas como males menores ou como simplesmente estados de “loucura”, mas uma coisa é certa, também esses tal como todos nós estamos sujeitos a padecer destes problemas.

Além das causas enumeradas na introdução do post, existem as causas morais e relacionais tais como: ingratidão, egoísmo, egocentrismo, frieza, arrogância, desprezo, indiferença… E estas podem ser evitadas, basta cada um de nós ser menos egocêntrico, praticar o altruísmo e cultivar a gratidão…

Ao sermos melhores pessoas, faremos não só os outros mais felizes mas também nós seremos mais felizes…

“A vida tem significados maiores quando somos úteis e nos sentimos mais activos socialmente. Por isso nos tornamos pessoas melhores…”

Dar um pouco de nós, é recompensado quando colocamos um sorriso no lugar de uma lágrima…

Duke

2 comentários:

  1. E fazer isso, por vezes é tao dificil... Eu estive quase à beira de uma depressão, mas pude contar com verdadeiros amigos para me 'aturarem' e puxarem para cima.

    Sem eles, nada faziamos.

    Não sei se eles acompanham este blog, mas fica desde já, o meu muito muito muito obrigado!

    angie

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem q plo menos tu tiveste alguem q t segurou...nem sempre é assim, normalmente acham q estas coisas passam, e nem se importam, pensam q é um mal menor... estão muito enganados,quem passa por isso sabe bem o q custa...

    ResponderEliminar