quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Coisas de cá! – O estado do concelho…


Como em tudo na vida, falar é fácil, mas fazer nem por isso… E no meu concelho, Fornos de Algodres, como é normal, há quem não fuja à regra (e até contra mim posso falar XD)…

É certo que, a situação financeira da autarquia não é nada “famosa”, mas essa é provocada, principalmente, pela crise que o país atravessa e pelo contínuo desprezo que o Governo dito “socialista” tem dado às regiões do interior.

Muitos afirmam que o dinheiro foi mal gasto pelo Executivo Camarário (o que pode até ter fundamento), outros chegam a insinuar que o dinheiro teve outro destino (o que seria gravíssimo).

No entanto, é necessário olhar para o concelho à 15 anos atrás, e as infra-estruturas que hoje tem. Muitas das obras foram necessárias, outras nem por isso, o concelho neste momento é dotado de imensas infra-estruturas que à 15anos atrás não passavam de ilusões.

Fornos de Algodres tem neste momento edifícios praticamente novos, tal como: Tribunal, GNR, Centro de Saúde, Finanças e Segurança Social, Centro Cultural (onde funciona temporariamente a Biblioteca), Bombeiros Voluntários. …

A Câmara municipal e o Mercado municipal sofreram uma grande reforma (podemos afirmar que actualmente temos, em termos de infra-estruturas, um dos melhores Mercados Municipais do distrito).

O antigo Centro de Saúde foi remodelado e transformado numa Unidade de Cuidados Continuados e num lar de Idosos. Foi concluída a construção do Centro de Actividade Ocupacionais para pessoas com deficiência junto ao centro de Saúde. Encontra-se ainda em construção a Central de Camionagem, uma nova Biblioteca e o Hotel SPA “Estrela à Vista”.

Foram construídas novas instalações para a Creche e reformadas algumas escolas primárias nas freguesias (que agora serão fechadas por proposta do governo). Foi remodelada também a Residência de Estudantes, e ampliada a sede do Agrupamento de escolas de Fornos de Algodres. Hoje, todas as freguesias estão dotadas por Centros de Dia e algumas também por Centros de Noite. Foram construídos bairros sociais em Fornos e em Figueiró da Granja.

Funciona no edifício do tribunal o Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres. Foram requalificadas algumas igrejas no concelho.

O Concelho e mais propriamente Vila Ruiva, é neste momento dotado de um Hotel Solar do Inatel. A praia fluvial da Ponte de Juncais foi reformada, tal como a zona de lazer da ribeira do Cadoiço. Foi construído o Estádio Municipal na Serra da Esgalhada, tal como um polidesportivo na mesma zona. Algumas freguesias também são neste momento dotadas de polidesportivos. Foram ainda construídas as Piscinas Municipais.

O concelho é dotado neste momento por uma ETAR (estação de tratamento de águas residuais), por uma ETA (Estação de Tratamento de águas) e por um Ecocentro. Foi melhorado o abastecimento de água e as redes de saneamento de todo o município. Foram melhoradas e alcatroadas algumas redes viárias e construídas outras. Neste momento, Fornos de Algodres é dos municípios, do distrito da Guarda, dotado com melhores vias de comunicação.

A Zona industrial de Fornos de Algodres foi finalmente dotada de vias alcatroadas. Foi criada a Zona industrial de Juncais tendo como em vista no futuro a expansão da Indústria no nosso município.

Foi efectuada a requalificação urbana da Estrada Nacional nº16 e construída a Avenida 25 de Abril, melhorando a acessibilidade à sede do concelho.

Entre estas e outras obras, o nosso executivo municipal veio investindo fortemente no nosso município, mas é óbvio que este investimento implica enormes gastos financeiros, ora este município como é visível não tem uma fonte de receitas forte, tem apenas os impostos municipais, o dinheiro proveniente das poucas rendas e dos poucos parquímetros, estando dependente dos subsídios do governo central, que como é sabido é comandado pelo Partido Socialista…

O Milagre da multiplicação é difícil de ser repetido, a culpa não pode ser atribuída a um executivo que muito contribuiu para o progresso nestes últimos 12anos… O que faz falta a Fornos não é um conjunto de “falsos messias” que vão aparecendo dispostos a tudo para conquistar mais um tacho, o que Fornos precisa é de ter uma sociedade civil forte que contribua e coopere com o executivo tornando o município mais atractivo ao investimento industrial… Esta deve ser, sim, a principal preocupação do executivo, da pseudo-oposição e de todos os munícipes.

A oposição em vez de criticar aqueles que muito fizeram, deveria se preocupar em apresentar projectos e alternativas credíveis, agindo sempre com profissionalismo e seriedade, a solução não passa por apresentar “falsos messias” ou fazer promessas dúbias, a solução passa por apresentar ideias sérias e cooperar com quem foi eleito pela população.

Pergunto: quais as propostas que a oposição tem para o futuro do município? Porque a obra do executivo, essa, está à vista, agora as propostas da oposição não chegam aos cidadãos, apenas chegam criticas, criticas “destrutivas”.

Ao contrário dos 12 anos de Governo Nacional do Partido Socialista, os últimos 12 anos de Executivo camarário do Partido Social Democrata deixa obra, claro que também deixa dívidas, mas principalmente obra…

Podem até criticar, mas também deviam agradecer pelo contributo que estes prestaram e continuam a prestar ao município…

Duke



Sem comentários:

Enviar um comentário