quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Grandes. Pequenos.

Ontem deu-me para ver notícias. Por isso, às oito da noite, lá estava eu sentada à espera que aparecesse algo minimamente interessante. Até que apareceu esta: 'Guimarães 2012 retira outdoors da praia do Algarve'. Ora parece que em 2012 Guimarães vai ser a Capital Europeia da Cultura. E para divulgar o acontecimento, foram criados vários cartazes numa campanha de marketing. Pelo que consegui perceber eram três cartazes diferentes, uma praia, um estádio e uma estação. Apenas consegui encontrar este:




A campanha, baseada na figura estilistica mais usual na publicidade, ironia, "apenas" mostra uma praia do Algarve, num dia de Agosto, completamente vazia. E eu digo "apenas", entre aspas, porque, o que para mim é apenas uma campanha publicitária muito bem conseguida, deu origem a um rebuliço ao estilo bem português. Mas já lá vamos. Os outros dois cartazes, que não consegui encontrar em lado nenhum, mostravam um estádio em dia de Final de Taça, e o último mostrava uma estação, suponho eu, em hora de ponta, ambos vazios.

O slogan, 'Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura é onde tudo acontece', associado às imagens apresentadas pretende, recorrendo à ironia, transmitir a ideia de que em 2012 todos os caminhos vão dar a Guimarães, criando no espectador a pergunta onde 'se "enfiou" toda a gente?'.

Ora, mas o que deveria ser uma campanha publicitária super simples e divertida, é, e citando algumas palavras da direcção da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), 'É um insulto aos algarvios em particular e aos portugueses em geral'. Mas porquê?? Porque pretende apenas mostrar a este pessoal todo que Portugal é muito mais que uma região,muito mais que praias? Que tem muito mais cultura do que aquela que se pode encontrar em meio metro quadrado de areia?

Mas continua. A AHETA ainda diz que 'Para além do mau gosto e ignorância dos seus autores esta campanha fere de forma grave os interesses da maior actividade económica nacional e dos seus agentes e trabalhadores, sendo penosamente lesiva da nossa economia'. Oh, sinceramente! Portugal é um país, não uma região! Se formos todos a pensar que apenas se faz turismo no Algarve, o que acontece ao resto? Não dúvido nada que a época do Verão traga grandes benefícios a toda a população algarvia, mas, sinceramente! Toda a região portuguesa, seja mais ou menos conhecida, tem direito a se manifestar e a tentar atrair a atenção dos turistas. Toda a região tem cultura para mostrar. E não há como competir com o Algarve. Quando se fala em Portugal, fala-se em C. Ronaldo, em J. Mourinho e em Algarve!

A Fundação Cidade de Guimarães diz apenas que 'A aposta em Guimarães como lugar de destino por excelência do turismo cultural nacional e internacional serve um desígnio exigente e mobilizador do país. Esta campanha promocional da marca de Guimarães 2012 não menospreza evidentemente nenhuma das específicas áreas de atracção consolidadas do turismo português.' .

Os cartazes foram retirados no dia 31 de Agosto. A razão, não se sabe ao certo. A AHETA dizia que ira 'para a frente', se os cartazes não fossem retirados rapidamente. A Fundação Cidade de Guimarães diz que a duração da campanha eram duas semanas e que o prazo acabava nesse dia. Ficaram, por enquanto apenas os cartazes com o logotipo do acontecimento.



Eu sinceramente, acho uma vergonha os responsáveis pela indústria hoteleira do Algarve, terem usado todo o seu poder para deitar abaixo esta campanha. Portugal é muito mais que praias e areia. É muito mais que hotéis. É muito mais que isto.


angie

2 comentários:

  1. É mesmo isso!
    Guimarães é o berço da Nação,tem todo o potencial cultural e histórico para deixar marca na cultura europeia.
    O mal de Portugal é que apenas aposta no turismo algarvio, quando por este país fora há tanto e tanto para visitar..

    Viva Guimarães! Viva o norte! Viva Portugal!

    ResponderEliminar