domingo, 5 de setembro de 2010

A Familia Mais Famosa

Os Simpsons. Quem não conhece esta animada família amarela? A série pretende satirizar a vida e sociedade norte-americana de forma cómica. Constituída por 5 elementos, Homer Jay, Marjorie (Marge), Bartholomew (Bart), Elisabeth (Lisa) e Margareth (Maggie), a família Simpson nasceu para a sociedade a 17 de Dezembro de 1989 e conta já com 22 temporadas, 464 episódios e um filme (2007).

Homer é um inspector de segurança na Central Nuclear de Springfield, apesar de apenas ser visto a comer donuts. Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa. Temos ainda os três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, uma bebé que não fala, mas a sua primeira palavra foi "daddy", no episódio "Lisa's first word". Por fim, e para a família ficar completa, temos o Ajudante do Pai Natal (ou Santa's Little Helper), um cão adoptado por Bart e Homer; e um gato, o Snowball II, que Lisa e Marge compram para substituir o falecido (?) Snowball I.

Os produtores optaram por as personagens não envelhecerem, mas há inúmeros episódios relatando Passagens de Ano, ou Natais. Com tantos episódios começam a criar-se várias controvérsias. Ao que parece há 'especialistas' que se dedicam a analisar a série e a tecer comentários sobre ela. Duas das mais discutidas são as datas de nascimentos dos três filhos Simpson e o nº de telefone da família. Parece que estão constantemente a mudar..

Apesar de a série ser transmitida em muitos países, há alguns que não aceitam tão bem o humor simpsoniano. O Brasil, por exemplo, proibiu a exibição da família mais famosa do planeta porque no episódio 15 da 13ª Temporada 'Blame It on Lisa', é mostrado o Rio de Janeiro com macacos e ratos nas ruas e com uma população sexualmente agressiva. No episódio, Homer é sequestrado por um taxista, Bart é atacado, e os programas infantis têm apresentadoras provocantes. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) protestou e ameaçou processar os produtores da série. A atitude do governo brasileiro foi alvo de chacota em diversas reportagens na imprensa internacional.

Antes mesmo do episódio ir para o ar no Brasil, o secretário de turismo do Rio de Janeiro protestou a respeito da forma como a cidade foi retratada. Em nota pública, o produtor-chefe da série, James L. Brooks, desculpou-se e disse que caso fosse preciso, Homer gostaria de convidar o então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso para uma luta no show Celebrity Boxing.

Apesar de uma possível ação legal movida pela Secretaria de Turismo ter sido revogada, as alusões ao Brasil não ficaram por aqui. Num episódio, Homer diz que gostaria de voltar ao país mas soube que "o problema dos macacos ficou pior". Em "A Esposa Aquática", da 18ª temporada, Lisa diz que Barnacle Bay é o lugar mais nojento em que já estiveram; quando Bart lhe pergunta sobre o Brasil, e ela responde "depois do Brasil". A citação fora cortada na tradução brasileira do episódio.

Apesar de tudo isto, a série já homenageou várias figuras publicas, mais recentemente, o próprio C. Ronaldo. Foi merecedora de vários Emmys, e até tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.
angie

2 comentários:

  1. grande post sim senhor, gostei de te ouvir falar na familia amarela eheh

    sou simpsomaniaka eheh

    Seugnimod

    ResponderEliminar
  2. eheh simpsomaniaka. gostei! eheh

    ResponderEliminar