sexta-feira, 11 de junho de 2010

Portugal

Para começar peço desculpa por apenas ter conseguido tirar um tempito agora. O post será colocado hoje, mas referente a ontem dia 10 de Junho e por esse motivo, o tema não poderia fugir daquele que foi o Dia de Portugal.

Dedico este post a Portugal e a todos os portugueses, esse grande povo que marcou o mundo com a sua historia.

As primeiras referencias a Portugal, remontam ao século V onde já se denominava um pequeno territorio de Portucale(junto a actual Vila Nova de Gaia). Há quem afirme que Portugal deriva de Portogatelo, nome atribuido por um egipcio ao desembarcar no actual Porto. (como viram Portugal nasceu a Norte, claro… Como diz um professor meu: Acima da linha do Mondego é que é Portugal). Claro que Portugal é um todo, não esquecendo as ilhas e as imensas comunidades espalhadas pelo mundo. Mas também é certo que a excessiva centralização do poder e dos negocios em Lisboa, arrasta o berço da nação para a falencia.

“Politiquisses” á parte, e deixando discursos para outros dias, é tempo de recordar aqueles que construiram um pais sem igual, aqueles que contribuiram significativamente para o ainda grande orgulho de ser português, portugueses como:

· D. Afonso Henriques

· D. Dinis e D. Isabel

· D.João I

· Infante D.Henrique

· D.Sebastião

· Vasco da Gama

· Bartolomeu Dias

· Pedro Alvares Cabral

· Luis de Camões

· Marquês de Pombal

· D. João V

· Manuel de Arriaga

· Egas Moniz

· Eusébio

· Mário Soares

· Otelo Saraiva de Carvalho

· Sá Carneiro

· José Saramago

E tantos outros, mais conhecidos ou simples cidadãos…

Parabéns a este povo pelos exemplos de coragem e união, e espero que mais tarde ou mais cedo o passado pese no presente, e nos ajude a ultrapassar as adversidades.

Relembro como disse Aguiar-Branco num discurso brilhante no dia 25 de Abril do presente ano : “Povo é o operário da Lisnave e o seu accionista, povo somos todos nós…”

Todos sem excepção temos a tarefa de voltar a colocar Portugal na vanguarda do desenvolvimento social, economico e cultural.

Duke

1 comentário: