sexta-feira, 4 de junho de 2010

Podia ser do país das Maravilhas...



(Bom, arrancado q está o blog, torna-se prioritário avançar com as postagens…)


Foi com alguma perpexibilidade (ainda não acostumado à excessiva “modernização socrática”), que ao consultar como habitual a banca de jornais do Sapo me deparei com a manchete do jornal i ”Alunos com 15anos vão poder saltar directamente do 8◦ano para o 10◦ano”.

No principio confesso que me pareceu ridiculo e injusto. No entanto, achei natural esta proposta vir deste e não de outro governo. Um governo que já nos habituou com a velha máxima “Com a verdade me enganas…”. Ora este novo regime não será com certeza uma brincadeira de mau gosto. Não me referindo para já ás sérias dúvidas que a sua aplicação me causa, olho com algum desalento para o método dúbio que é utilizado para aquilo que devia ser o grande desafio na área da educação, o combate ao Insucesso Escolar. Não me parece sinceramente que o facilitismo, demonstrado neste regime e no famoso regime das Novas Oportunidades, seja o melhor método a utilizar. No futuro teremos um Portugal sim Certificado, mas qualificado… Não! Será isto motivo de orgulho?... Quantos mais licenciados formados ao domingo sairão da afamada Universidade Independente? Pois nenhum… porque infelizmente (ou não ) essa já fechou…

Quanto ás dúvidas que a aplicação do regime me causa são simples:

· Como é que um aluno retido no 8◦ano conseguirá ser bem sucedido nuns exames com conteudos do ano posterior? Poucos e mesmo muito residuais serão aqueles que o conseguirão.

· Porquê é que só se aplica este regime ao 3ciclo do ensino básico e não se aplica a todos os ciclos de ensino? E até porque não ao Ensino Superior? Assim, quando acabasse o segundo ano da licenciatura passava logo para o ultimo ano de mestrado. (era um bom dinheiro que poupava aos meus pais.) Sim porque se trata duma questão de equidade, já que o aumento do IVA também foi aplicado a todos os escalões.

(como se costuma dizer) De duas uma, ou esta medida pretende agradar familiares de alunos e alunos (15+3=18anos) nesta situação pensando já nas eleições teoricamente daqui a 3anos, ou foi uma manobra de desviar as atenções do desnortear que o governo se encontra e para o qual arrasta a nação. Se tivesse havido um bocado de bom senso teria sido evitado a criação deste regime e poupado algum dinheiro. Sim porque legislar gasta dinheiro… Mas como a crise nem sempre toca a todos…

Salve-se quem puder…

Escrito por: Linguarudo Duke

3 comentários:

  1. é a oportunidade ideal para surgirem novos ministros! o sócrates pode ter mesmo sofrido esses metodos. afinal o homem é licenciado!

    ResponderEliminar
  2. pois mas a geraçao de licenciados como ele terminou...plo q dizem licenciaturas terminadas ao domingo, na Universidade Independente com um trabalho de ingles tecnico feito numa folha A4 acabaram...

    ResponderEliminar
  3. Parece que alguém as quer trazer essas licenciaturas de volta...

    ResponderEliminar