quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cultura geral dos alunos universitarios: não haveria de aumentar?

Bem, antes demais gostava de me desculpar para com os seguidores deste blog, e principalmente com um dos vencedores (Cazé :p) do primeiro desafio , o qual ficou incumbido de definir o tema deste post. O post deveria ter sido colocado ontem, no entanto por motivos profissionais não me foi possivel (preparar me para a “tortura das matrizes” é no que dá..).

A pergunta do post é simples, e a resposta é obvia: Claro que sim!

Cultura a mais não faz mal a ninguém, a discussão teria mais sentido, mas seria mais longa, se se perguntasse o nivel de cultura dos estudantes e se esse deveria ser no “minimo” superior ao actual.

No entanto a falta de cultura não atinge apenas os estudantes universitários, a “ignorancia” não se mede apenas na taxa de analfabetismo, e por isso toda a sociedade padece do mesmo,falta de conhecimento.

Ora, a cultura geral é a base de qualquer conhecimento, e hoje em dia o jovem universitário parece estar desinteressado do mundo, e apenas concentrado em completar os respectivos cursos. Por vezes os métodos utilizados para alcançarem esse fim são dúbios, recorre-se a “auxiliares de memoria” (cábulas) ou então beneficia-se a memorização em prol do raciocinio.

Por fim, será compreensivel que o jovem já de “canudo” na mão confunda o Presidente da República com o Primeiro Ministro? Será aceitável que ache que o Cardeal Cerejeira foi um Papa Português? Ou que Humberto Delgado foi algum jogador de futebol?...

Como diz um Professor meu: “Por vezes ter boas notas não significa nada…”, mas também vos digo não as ter, com o estado em que o país vai, não é nada bom…

Como em tudo na vida, o segredo está em conciliar as duas, o conhecimento cientifico e o conhecimento comum ( a dita cultura geral ). Saber um pouco de tudo não faz mal a ninguem. No fim se não formos ricos materialmente, plo menos não fomos pobres culturalmente. A pobreza de espirito mede-se tambem pelo nivel de conhecimento comum.

Andar actualizado é uma boa forma de “cultivar” a cultura, espero que nesse sentido este blog exerça uma função construtiva…

Duke

5 comentários:

  1. Pára tudo!

    Entao o Cardeal Cerejeira não foi mesmo um Papa portugues?!?

    opaaahhhh!!

    angie xD

    ResponderEliminar
  2. Bom post! Quem foi o génio que teve a ideia?! XD

    ResponderEliminar
  3. Oh angie, o unico papa portugues, de sempre foi, se nao m falha a memoria, Joao XXI, e nao o Cerejeira...XD

    A ideia do post nao sei d qem surgiu, mas quem o escreveu foi magnifico...=D..

    Duke

    ResponderEliminar
  4. sim sim, sao os dois fantasticos!

    angie

    ResponderEliminar
  5. convencidosssss!!!!!!

    k xe podera dxr perante ixto angie????


    homensssssssssssss lool

    Seugnimog

    ResponderEliminar