Após a eliminação da selecção Portuguesa no Mundial, a Telefónica (operadora de telecomunicações espanhola) entusiasmada pela vitória da “fúria” aumentou a parada pela compra da VIVO (operadora de comunicação móvel brasileira)…
E que aumento, a Telefónica ofereceu à PT 7,15 mil milhões de euros pela aquisição da operadora móvel líder de mercado no Brasil. Este valor sobrevaloriza a VIVO, este valor corresponde, talvez, ao valor da própria Portugal Telecom.
Mas ora, quando a esmola é grande o pobre desconfia, neste caso os “pobres” não desconfiaram, e cerca de 74% dos accionistas presentes na Assembleia Geral votaram a favor da venda, o estado por sua vez foi obrigado a usar a “Golden Share” e vetar o negócio.
O uso deste poder especial ainda vai causar controvérsia, pois a Comissão Europeia já tinha “avisado” o governo português e aconselhado a extinção deste poder especial…
O facto é que a quantia oferecida pela Telefónica foi “brutal” e seria o negócio do século, os problemas de financiamento poderiam melhorar, e a o rating da dívida pública poderia aumentar. No entanto a longo prazo a PT não teria o poder de expansão no mercado que agora tem, e teria perdido a maior fonte de receitas. A solução seria adquirir outra operadora no mercado brasileiro como a Oi, a Claro e a TIM, só que o negócio sairia caro à PT, pois a PT seria sempre encarada com uma empresa com dinheiro suficiente para poder pagar qualquer quantia que fosse.
Acho que melhor do que uma guerra entre PT e Telefónica seria um pacto de paz e união, procurando em conjunto a expansão em outros mercados como o mercado Asiático. Mas pronto, relações entre Portugal e Espanha nem são muito fáceis. (de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos)
Esta novela não terá fim tão cedo, esperemos pelos próximos capítulos…
Hoje dia 29 de Junho dançou-se Paso Doble na Cidade do Cabo (e na Coreia do Norte...XD).
A selecção espanhola foi a melhor dentro das quatro linhas e venceu a selecção Portuguesa. O duelo Ibérico foi bem disputado, mas mais uma vez quem jogou com Cabeça em vez de jogar com o Coração venceu...
Não há razão para desanimar, apesar de termos gasto uns milharsitos, o passeiozito valeu a pena, fizémos história frente á Coreia do Norte, fizemos que a Coreia do Norte fosse falada por uns diazitos não como a nação que constrói armas nucleares, mas como aquela que foi goleada por uma equipa orientada pelo Prof.Queirós (Como é que é possivel?...XD)... mas o professor ja mandou o curriculo lá para o ditador, pode ser q tenha sorte...
Bem, amanhã um novo duelo ibérico: Portugal Telecomunicações VS Telefónica. Os espanhóis vão entrar a sorrir, mas esperemos que não saem a ganhar. Duas derrotas em dois dias, iria perturbar ainda mais a auto-estima do País.
E tudo por culpa do Brasil, foi ele q nos pôs nestes duelos, se tivéssemos ganho á selecção Brasileira... se a Vivo não desse tantos milhões...(mas no ultimo caso ainda bem q dá muitos milhões e que continue a dar...!!) assim também contribuem para pagar os prémios de jogo ao Deco, Pepe e Liedson (ironia XD...nada contra as naturalizações, até pq preferia q o Scolari também s naturalizasse, o destino seria outro com certeza)...
Mas críticas á parte, Parabéns á Selecção Portuguesa, o percurso desejado era outro obviamente, mas mesmo assim não foi mau de todo, equipas como a selecção francesa e italiana sempre foram mais cedo para casa...XD... ficámos melhor q os finalistas do ultimo mundial, nada mau..Ha q pensar sempre positivo!!!
Bem e como Portugal é mais do que uma equipa de futebol!
Força Portugal, e coragem Portugueses para juntos enfrentarmos as adversidades!
Isto tem andado um pouco difícil de o post semanal d’ “As 40 da Cidade FM” chegar a tempo e horas, portanto este post será mudado para as segundas-feiras em vez de ser aos sábados como era previsto, para quem quiser saber em 1ª mão quem é o nº 1 do top sempre poderá ouvir a Cidade FM ao sábado á tarde em directo no nosso blog, quem não tiver possibilidade para isso sempre terá a tabela ás segundas-feiras aqui no sítio de sempre (lol)
Top:
1 - Timbaland / Katy Perry - If We Ever Meet Again 2 - OWL CITY - Fireflies 3 - David Guetta / Kid Cudi - Memories 4 - Jay-Z / Alicia Keys - Empire State of Mind 5 - Inna - Hot 6 - Jay-Z / Mr Hudson - Young Forever 7 - David Guetta / Estelle - One Love 8 - Rihanna - Te Amo 9 - Black Eyed Peas - Rock That Body 10 - B.O.B / BRUNO MARS - NOTHIN ON YOU 11 - Black Eyed Peas - Imma Be 12 - Rihanna - Rude Boy 13 - Pedro Cazanova - My First Love (Melhor Português) 14 - Black Eyed Peas - Meet Me Halfway 15 - Balearic Soul / Rick L - Babylonia Born Again 2009 16 - Kesha - Tik Tok 17 - Pete Tha Zouk - I Am Back Again 18 - Pink - I Dont Believe You 19 - David Guetta / Chris Willis / Fergie / Lmfao - Gettin Over You 20 - Alicia Keys - Doesn't Mean Anything 21 - Kings of Leon - Use Somebody (Chew Fu remix) 22 - Lady GaGa - Bad Romance 23 - Michael Mind Project - How Does It Feel 24 - Travie Mccoy - Billionaire 25 - Edward Maya - This Is My Life 26 - Edward Maya - Stereo Love 27 - Naturi Naughton / Collins Pennie - Fame 28 - Cascada - Pyromania (Subida da Semana) 29 - Lady GaGa / Beyoncé Knowles - Telephone 30 - charice / IYAZ - Pyramid 31 - DENNIS FERRER - Hey Hey 32 - Katy Perry / Snoop Dogg - California Gurls 33 - 3OH!3 / Katy Perry - STARSTRUKK 34 - ARMIN VAN BUUREN / CHRIS JONES / DJ SHAH - Going Wrong 35 - Beyoncé Knowles - Broken Hearted Girl 37 - Inna - Amazing 38 - Kesha - YOUR LOVE IS MY DRUG (Nova) 39 - Flo Rida / David Guetta - CANT HANDLE ME (Descida da Semana) 40 - Cascada - Evacuate The Dance Floor (Nova)
Cidade FM a 1ª rádio dos êxitos. Terminando com o videoclip do nº 1 do top …
Na minha opinião, Portagens: Sim em todas as SCUTS, Chips como forma de pagamento: Não…
Apoio a lógica do Utilizador Pagador. Um habitante de Bragança que nunca foi ao Algarve não pode pagar indirectamente a manutenção da Auto-estrada do Algarve, nem vice-versa. Nem uma pessoa que nem sequer tem carro nem carta não pode pagar a manutenção das SCUTs. Nem pessoas que utilizam transportes públicos quer sejam urbanos ou regionais têm que pagar a manutenção das auto-estradas utilizadas maioritariamente por transportes individuais.
Fico perplexo quando pessoas se insurgem contra esta medida, seria normal o preço do tabaco não incluir o imposto sobre o tabaco, e sermos todos nós contribuintes fumadores ou não fumadores a pagarem esse imposto? Se assim for porque pagamos propinas? Os Estudantes universitários contribuem para o desenvolvimento cultural do país e mesmo assim quem estuda paga para estudar, não somos todos (estudantes ou não) a acarretarem com os custos da formação académica… Coerência, meus amigos!
Depois há quem diga que só as SCUTs nortenhas deveriam ser portajadas, é um erro, todas deveriam ter portagens, é uma questão de igualdade, e nós do interior podemos não ter o poder de compra e o desenvolvimento de outras regiões, mas não podemos reclamar pela discriminação, quando nos insurgimos todos os dias como vítimas de discriminação… a solução para o interior não passa pela isenção nas portagens que nos ia diferenciar dos outros, mas sim pela luta por oportunidades iguais que as outras regiões têm. O fecho de escolas e de serviços de urgência permanente no interior, isso sim é um atentado à igualdade. Devemos queixar nos do que as outras regiões têm e podem ter, e nós não…
Este espírito de “coitadinhos” tem que ser deixado de lado de uma vez por todas…
Sabendo que a manutenção das SCUTS custam ao estado cerca de 700 milhões de euros por ano, se dividirmos os 700milhões de euros pela população total, dá 70milhões de euros por pessoa por ano, se dividirmos por 365dias, dá 191mil euros por pessoa por dia, ora parte desta quantia são pagas pelos impostos dos cidadãos portugueses, tanto sejam utilizadores ou não utilizadores, será isto justo? Será preferível continuarmos a sustentar esta situação, e continuar a contribuir desnecessariamente para a crise? Paremos de olhar para os nossos umbigos, porque há mais mundo à nossa volta, não podemos querer uma região desenvolvida, quando no todo o país está perto da falência.
Aliás, a introdução de portagens pode ser vista como uma forma de evitar que pessoas se desloquem a outros concelhos para fazer compras, quando o comércio dos próprios concelhos necessita de clientes. (Sei bem do que falo!)
Quanto aos chips, é um atentado à privacidade individual, o engenheiro Sócrates já demonstrou o apego ao poder, e a opção pelos chips pode ser comparada á PIDE, em que todos os nossos passos seriam seguidos, espero que este país não aguente por mais tempo este senhor, porque o tempo de Salazar já lá vai, felizmente…
Isto leva-me a outra questão ---->Socialismo… O socialismo parece-me de facto uma ideologia inadaptada a estes tempos… Ironia das ironias existem apenas 6 (incluindo a recente vitória na Bélgica seriam 7) governos socialistas na União Europeia, que passo a citar: Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Grécia e Portugal; e só em três governam sem coligações: Portugal, Espanha e Grécia… Triste coincidência esta…
Podem dizer: “o socialismo nestes países não corresponde ao Verdadeiro socialismo” ok aceito, então mas será que o verdadeiro socialismo é aquele existente na Venezuela? Coreia do Norte? Ou a que existia na Antiga Ex-União Soviética?
O socialismo até seria uma boa ideologia se os tempos fossem outros e se os maus exemplos não fossem seguidos…
Por isso minha gente acordem para a vida, saibam distinguir quem sabe e não sabe governar, este partido que nos deixou no meio do pântano e de tanga prepara-se para nos deixar agora no Deserto e sem tanga...
Mudanças precisam-se, antes que seja tarde demais...
Hoje de manhã estava eu a tomar o meu pequeno-almoço, quando de repente na TV passa o reclame do "B! - clementina", conclusão fiquei com esta música na cabeça o resto do dia, já a tinha ouvido antes mas quanto mais a oiço parece que mais vontade a tenho de ouvir é viciante já pa não falar em irritante (eheh), veio a Mariaa Clementinaaaaaa ....
Assim de repente, a primeira coisa que importa dizer sobre os Maria Clementina é que eles não existem verdadeiramente (é o que dá serem alter-egos de artistas famosos; se fossem heterónimos, talvez tivessem mais sorte, mas assim...), pois é meus amigos, quem pensava que os "Maria Clementina" era composto por Lena D'água, Tiago Bettencourt e não sei quem mais ... está muito enganado pois este grupo é composto por:
Raquel Menina - Voz Juca Pavico - Guitarra, Voz e Piano Enrique Mita - Banjo, Baixo e Voz Manuel de Malta - Bateria, arranjo, Theremin e outros.
Seja como for, reza a história que a banda nasceu, verdadeiramente, na cabeça de Manuel de Malta no exacto momento em que os seus lábios pousaram nos de Raquel Menina pela primeira vez – ocasião em que, em vez dos habituais fogos de artifício, Manuel de Malta diz ter começado a ouvir um conjunto de acordes maiores em progressão cromática tocados por um orgão Casiotone de 1982. “Se um dia tivermos uma filha, chamamos-lhe Maria Clementina” terá dito, embriagado pelos cabelos cor de clementina de Raquel e pelo amor que logo ali sentiu, ainda que sem perceber porque carga de água (ou sumo de clementina) o Casiotone tinha vindo substituir os foguetes do costume. “Uma filha? Primeiro faz-me uma banda, depois logo se vê”, respondeu Raquel Menina a cantar e com o espírito prático que, apesar das aparências, a caracterizava.
E assim fez. Hoje os Maria Clementina são uma banda única que, apesar de geograficamente separada, está unida de uma forma cósmica, sendo precisamente assim, à distância, que ensaiam e compõem (ainda que a internet dê uma ajuda grande à cosmicidade), só se juntando verdadeiramente em estúdio para gravar.
Com um estilo que não hesitam de classificar como ruralo-pop-inconformado, o primeiro single dos Maria Clementina, “Veio a Maria Clementina” foi um prenúncio de algo muito maior (um EP, com 4 músicas, e portanto literalmente maior) e de uma carreira que, ainda que incipiente, muito promete a quem já ouviu (e mesmo a um ou dois que ainda não ouviram, mas que não hesitam dizer que promete na mesma).
Para aqueles que tem curiosidade em aprender mais um pouco desta musica infernal que permanece nas nossas cabeças horas e horas, deixo aqui a letra completa e o videoclip.
Como se colhe uma mulher? Nem sempre é touro p’ra colher E o matador que há em mim Não bandarilha num jardim. Ser pegador tão floreado Não faz que eu seja bom forcado. Se da plateia vêm flores A cada "Olé" eu sinto dores. Foi-se esta veia assassina Veio a Maria Clementina.
Como se apanha um coração Sem dar o nosso por caução? O caçador que há em mim Não se deixa abater assim Mas p’lo disparo sem certeza Ricocheteia a Natureza. Se da culatra vêm flores Eu digo ais mas não de dores. Um tiro errado não se ensina; Veio a Maria Clementina.
Como se cala uma cantiga Sem trautear quanto isso obriga? O surdo-mudo que há em mim Já ouve o anunciado fim. De tão cinzenta previsão Alaranjou-se-me a intenção. Se te amordaço e dás-me flores Que me castiguem justas dores. Foi-se esta predatória sina; Veio a Maria Clementina.
Hoje é sexta-feira, está quase aí o fim-de-semana, portanto hoje vou deixar aqui um post para tentar animar/descontrair o pessoal, e como não poderia deixar de ser, não nos poderíamos esquecer do nosso “querido” 1º Ministro.
Sócrates vai a uma igreja e ajoelha-se na frente de Jesus crucificado, rezando:
Sócrates: Jesus, estou totalmente arrependido e gostaria de redimir meus pecados.
Jesus: Esta bem. Que tens feito?
Sócrates: Depois de estes meus anos de governo estou deixando o povo arruinado e na miséria...
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Traí o povo que me deu os seus votos!
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Economizei verbas da Saúde, da Educação, da Segurança, etc. etc., as quais foram encher os bolsos de alguns.
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Comprei carros topo de gama para a Assembleia, para os magistrados e tantos outros.
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Protegi as roubalheiras do Vara, do Godinho, do Rendeiro, do Jardim, do Oliveira Costa e tantos outros.
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Permiti que alarves como o Mexia, Pedro Soares, Zeinal, Coelho, e mais uma mão cheia deles fossem agraciados com chorudos prémios com verbas tiradas do bolso do contribuinte.
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Pus à cabeça dos Ministérios autênticos alarves que só fizeram burricadas na Educação, na Saúde, na Segurança, etc..
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Mancomunei-me com Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, com o Procurador Geral da República e outros tantos biltres da sua igualha, para que dessem cobertura às minhas manigâncias.
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Meti-me naquela alhada dos exames feitos ao Domingo, nas casas lá na Parvónia, no Freeport, na Maddie, nas sucatas, no TGV, na nova ponte, e em outras tantas que não vale a pena enumerar...
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Dei apoio ao Hugo Chavez, o maior bandido da América Latina.
Jesus: Dê graças ao Pai!
Sócrates: Mas, Jesus, estou realmente arrependido e a única coisa que Vós tendes para me dizer é: "Dê graças ao Pai"?
Jesus: Sim, agradece ao Pai por eu estar aqui pregado na cruz, porque senão desceria dela para te encher de porrada, seu ignorante, analfabeto, deslumbrado, traidor, ladrão sem vergonha, mentiroso, golpista, corrupto, aproveitador..... Vai trabalhar, vagabundo!!!!!
E esta hein????? Será que não havia mais nomes para ser chamado??? Bem, a civilização portuguesa, não anda pregada na cruz, mas anda de mãos atadas (para não dizer também os pés) por causa da crise, portanto acho que não seria só Jesus a ter esta conclusão perante Sócrates eheh
Peço desculpa desde já por este post não ter sido publicado no dia d’ “as 40 da Cidade FM” (Sábado – 19 de Junho), mas não me foi possível publicar (problemas técnicos XD), portanto hoje cá vai, um pouco atrasado mas cá vai.
Top:
1 - Jay-Z / Alicia Keys - Empire State of Mind 2 - David Guetta / Estelle - One Love 3 - OWL CITY - Fireflies 4 - Timbaland / Katy Perry - If We Ever Meet Again 5 - Inna - Hot 6 - Black Eyed Peas - Rock That Body 7 - David Guetta / Kid Cudi - Memories 8 - Jay-Z / Mr Hudson - Young Forever 9 - Black Eyed Peas - Imma Be 10 - Rihanna - Te Amo 11 - Kesha - Tik Tok 12 - Black Eyed Peas - Meet Me Halfway 13 - Rihanna - Rude Boy 14 - Pete Tha Zouk - I Am Back Again 15 - Pink - I Dont Believe You 16 - Pedro Cazanova - My First Love (Melhor Português) 17 - B.O.B / BRUNO MARS - NOTHIN ON YOU 18 - David Guetta / Chris Willis / Fergie / Lmfao - Gettin Over You 19 - Alicia Keys - Doesn't Mean Anything 20 - Michael Mind Project - How Does It Feel (Descida da Semana) 21 - Lady GaGa - Bad Romance 22 - Balearic Soul / Rick L - Babylonia Born Again 2009 23 - Naturi Naughton / Collins Pennie - Fame 24 - Edward Maya - Stereo Love 25 - Lady GaGa / Beyoncé Knowles - Telephone 26 - Edward Maya - This Is My Life 27 - 3OH!3 / Katy Perry - STARSTRUKK 28 - Travie Mccoy – Billionaire (Subida da Semana) 29 - charice / IYAZ - Pyramid 30 - Cascada - Pyromania 31 - Cascada - Evacuate The Dance Floor 32 - Beyoncé Knowles - Broken Hearted Girl 33 - Kings of Leon - Use Somebody (Chew Fu remix) (Nova) 34 - Kesha - YOUR LOVE IS MY DRUG 35 - Rihanna - Russian Roulette 36 - Katy Perry / Snoop Dogg - California Gurls (Nova) 37 - DENNIS FERRER - Hey Hey (Nova) 38 - Expensive Soul - O Amor é Mágico 39 - ARMIN VAN BUUREN /CHRIS JONES /DJ SHAH - Going Wrong (Nova) 40 - Lady GaGa - Paparazzi
Cidade FM a 1ª rádio dos êxitos. Terminando com o videoclip do nº1 do top …
Estava a ver um episódio da minha série predilecta, Anatomia de Grey, quando me lembrei de um bom post para hoje.
No episódio de hoje, um dos pacientes em 'destaque', era um rapaz que não queria ser observado nem pela dr.Bailey, nem pelo dr.Weber (ambos negros, para quem não segue a série). A razão da sua insistência era uma enorme suástica que tinha tatuada na barriga, e não pretendia ofender ninguém.
Então lembrei-me que o tema 'Racismo' ainda não tinha sido falado neste blog, portanto ca vai, um post bem pequenininho, mas que, espero, surta efeitos, onde forem necessários.
Porque, para mim, uma imagem vale por mil palavras, e um video vale por muitas mais:
À pergunta: "Até onde Portugal vai chegar no Mundial?",
16% responderam que em principio não passa da fase de grupos; 8% acham que, não senhor, que chegará aos oitavos de final, mas ficará por aí; outros 8% acham que conseguimos chegar aos quartos de final;
mas, os resultados que tiveram a honra de receber mais votos, foram os dois opostos: 33% dizem que Portugal chega à final e GANHA, e outros 33% são de opinião que nem sequer lá haviamos de ter ido.
Interessante, este contraste...
Bem, de certeza que quem quer que tenha votado na ultima hipotese, foi antes de segunda feira!
SOMOS OS MAIORES!!
Obrigado a todos os que votaram, e que continuam a seguir o nosso blog.
Isto tem andado um pouco parado, portanto vamos lá começar a animar isto outra vez. Hoje é quarta-feira, e como não poderia deixar de ser, é dia do meu post sobre estreias de cinema. As estreias desta semana são: “Atraídos pelo Crime”, “Duas Mulheres”, “Em Roma”, “Flor do Deserto”, “Partir”, “Sem Nome”, “Shirin”e “Toy Story 2 - Em Busca de Woody (3D)”. “Atraídos pelo Crime” e “Em Roma”, são os 2 filmes em destaque esta semana.
“Atraídos pelo Crime” (Brooklyn's Finest), (M12), é um thriller interpretado por: Richard Gere, Don Cheadle, Ethan Hawke e Wesley Snipes, nos principais papéis. Os protagonistas da trama são três policiais (Richard Gere, Ethan Hawke e Don Cheadle) do bairro do Brooklyn, como o próprio título sugere. Na ação, os polícias têm seus destinos amarrados por uma intrigante cena de crime. Juntos, devem solucionar o caso, mas para isso serão testadas a lealdade e a moral. Com um casamento infeliz, Eddie (Richard Gere) procura refúgio no álcool e numa jovem prostituta, Chantel. A sete dias de se reformar, os seus rotineiros vinte anos de serviço estão prestes a chegar a um igualmente rotineiro fim, quando lhe é pedido para treinar novos recrutas. Nesses últimos sete dias, Eddie tenta redimir toda uma vida e uma carreira. Sal (Ethan Hawke) está há doze anos ao serviço e trabalha no Departamento de Narcóticos. Esforçando-se para fazer face às despesas que envolvem uma mulher grávida e cinco filhos, todas as suas esperanças estão depositadas numa “casa de sonho” que nenhum polícia poderá alguma vez comprar. Mas Sal é um pai e um marido orgulhoso, e não querendo desiludir a sua jovem família, coloca tudo em jogo para alcançar o seu sonho. Tango (Don Cheadle) passou os últimos três anos a trabalhar infiltrado com traficantes de droga e assassinos, tendo inclusive passado nove meses de prisão. Ele é agora mais gangster que polícia, mas quer recuperar a sua vida antes que seja tarde demais. Quando os seus superiores lhe oferecem a promoção pela qual ele desesperadamente anseia, Tango vê nessa promoção a hipótese de recuperar a sua mulher. Tudo o que lhe pedem para fazer é prender o seu melhor amigo Caz (Wesley Snipes), decisão que o atormenta e o coloca cada vez mais perto do abismo. Eddie, Sal e Tango nunca estiveram destinados a se conhecer, até que uma rusga anti-droga, parte da “Operação Limpeza”, os encaminha para a mesma fatal cena de crime...
“Em Roma” (When in Rome), (M12), é uma comédia interpretada por Kristen Bell, Josh Duhamel, entre outros… Este filme consiste na historia de uma Nova Iorquina sofisticada, Beth (Kristen Bell), desiludida com o seu último romance, quando sua irmã mais nova, que vive em Roma, comunica que irá se casar, ela parte em viagem para a Itália. Lá, fazendo seus passeios turísticos, vai até uma famosa "fonte do amor" e, ao invés de apenas atirar uma moedas, ela decide pegar algumas. Cumprindo-se o que diz a lenda, isso desencadeia a paixão de um estranho grupo de pretendentes: um magnata das salsichas, um mágico de rua, um adorável pintor e um modelo vaidoso e narcisista. A surpresa acontece quando ela volta para Nova York: a garota passa a ser perseguida freneticamente por um bando pretendentes, mas estranhamente eles são artistas sósias de celebridades. Mas quando um charmoso repórter, Nick (Josh Duhamel), a persegue com igual entusiasmo, como é que ela vai saber se o amor dele é verdadeiro?
Vinha eu, como ja é rotina domingueira, acabada de chegar a aveiro, procurando um taxi para me levar da estação ate casa. Como é de habitual, lá estava a enorme fila de taxistas, à espera de gente apressada, ou como eu, gente com malas muito muito pesadas! E lá fui eu, no primeiro taxi dessa parada.
Desta vez, apanhei um taxista tagarela. De todas as vezes se ja tive de andar de taxi, já tive o prazer de me encontrar com taxistas tagarelas (aqueles que falam de tudo e mais alguma coisa), taxistas apressados (que numa zona de 50km/h o senhor ía a cerca de 110km/h), taxistas treinadores (aqueles que pensam que percebem de futebol), e por fim, taxistas 'nem lá vou nem faço caso' (que são aqueles que nem que a gente lhe faça alguma pergunta, não se incomodam em responder).
Ora bem, o de hoje, a quem eu vou chamar de ti' alfredo para facilitar, basicamente, queria contar-me a historia da sua vida. Começou por fazer piadas sobre o jogo do Brasil vs Costa do Marfim, e eu, educadamente, entrei na conversa. (também não ia deixar o senhor falar sozinho né?), depois saltou do futebol para a vida de estudante, perguntando-me de onde era, e que curso estava eu a tirar. Quando lhe disse que era da zona da Guarda, então ele encaminhou a conversa para umas mini férias que ele tinha feito (ao que parece, na semana passada).
Então foi assim: O ti' alfredo parece que começou por ir ver os escalabitanos (Santarém, para quem não souber, escusam de ir à wikipédia!), lugar onde dormiu, almoçou e jantou no domingo, depois parece que foi até lisboa, onde dormiu e almoçou (sendo lisboa a terra natal do ti' alfredo). Despois, e citando as suas palavras, 'subi e fui ter com os albicastrenses' (agora já estamos em Castelo Branco), 'passei pelos egitanienses' (Guarda), 'ate que cheguei a Aveiro'. 'E assim se passaram quatro dias!'.
Ti' Alfredo, duas coisas, em primeiro lugar, obrigado por aumentar a cultura geral, a minha, e a de todos os que seguem este blog; em segundo lugar, obrigado por partilhar connosco as suas férias, pois enquanto o senhor esteve no bem bom, andámos nós todos no bem mau, com os ditos enfiados nos livros!
(Para que conste, chamei ao senhor táxista Ti' Alfredo, não por desrespeito, mas muito pelo contrario, depois desta viagem de 5 minutos, não só saí do dito táxi a sentir que conhecia o senhor desde sempre, como ainda descobrimos que somos vizinhos!)
Morreu José Saramago. O Segundo português que venceu um prémio Nobel.
Com uma obra inigualável e por vezes polémica, Saramago enriqueceu a nossa cultura.
Deixo aqui em homenagem um pouco da sua biografia:
Saramago nasceu em Azinhaga, no Ribatejo, de uma família de pais e avós pobres. A vida simples, passada em grande parte em Lisboa, para onde a família se muda em 1924 – era um menino de apenas dois anos de idade – impede-o de entrar na universidade, apesar do gosto que demonstra desde cedo pelos estudos. Para garantir o seu sustento, formou-se numa escola técnica. O seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico. Entretanto, fascinado pelos livros, à noite visitava com grande frequência a Biblioteca Municipal Central - Palácio Galveias na capital portuguesa.
Autodidacta, aos 25 anos publica o primeiro romance Terra do Pecado (1947), mesmo ano de nascimento da sua filha, Violante, fruto do primeiro casamento com Ilda Reis – com quem se casou em 1944 e permaneceu até 1970- nessa época, Saramago era funcionário público; em 1988, casar-se-ia com a jornalista e tradutora espanhola María del Pilar del Río Sánchez, que conheceu em 1986, ao lado da qual continua a viver. Em 1955, começa a fazer traduções para aumentar os rendimentos – Hegel, Tolstói e Baudelaire, entre outros autores a quem se dedica.
Depois de Terra do Pecado, Saramago apresenta ao seu editor o livro Clarabóia, que, rejeitado, permanece inédito até hoje. Saramago persiste nos esforços literários e, dezenove anos depois – então funcionário da Editorial Estudos Cor - troca a prosa pela poesia e lança Os Poemas Possíveis. Num espaço de cinco anos, depois, publica sem alarde mais dois livros de poesia, Provavelmente Alegria (1970) e O Ano de 1993 (1975). É quando troca também de emprego, abandonando a Estudos Cor para trabalhar no Diário de Notícias, depois no Diário de Lisboa. Em 1975, retorna ao Diário de Notícias como director-adjunto, onde permanece por dez meses, até 25 de Novembro do mesmo ano, quando os militares portugueses intervêm na publicação (reagindo ao que consideravam os excessos da Revolução dos Cravos) demitindo vários funcionários. Demitido, Saramago resolve dedicar-se apenas à literatura, substituindo de vez o jornalista pelo ficcionista: "(…) Estava à espera de que as pedras do puzzle do destino – supondo-se que haja destino, não creio que haja – se organizassem. É preciso que cada um de nós ponha a sua própria pedra, e a que eu pus foi esta: "Não vou procurar trabalho", disse Saramago em entrevista à revista Playboy, em 1988.[2]
Da experiência vivida nos jornais, restaram quatro crónicas: Deste Mundo e do Outro, 1971, A Bagagem do Viajante, 1973, As Opiniões que o DL Teve, 1974 e Os Apontamentos, 1976. Mas não são as crónicas, nem os contos, nem o teatro os responsáveis por fazer de Saramago um dos autores portugueses de maior destaque - missão reservada a seus romances, género a que retorna em 1977.
Três décadas depois de publicado Terra do Pecado, Saramago retorna ao mundo da prosa ficcional com Manual de Pintura e Caligrafia. Mas, ainda não foi aí que o autor definiu o seu estilo. As marcas características do estilo saramaguiano só apareceriam com Levantado do Chão (1980), livro no qual o autor retrata a vida de privações da população pobre do Alentejo.
Dois anos depois de Levantado do Chão (1982) surge Memorial do Convento, livro que conquista definitivamente a atenção de leitores e críticos. Nele, Saramago mistura factos reais com personagens inventados: o rei D. João V e Bartolomeu de Gusmão, com a misteriosa Blimunda e o operário Baltazar, por exemplo.
De 1980 a 1991, o autor traz a lume mais quatro romances que remetem a fatos da realidade material, problematizando a interpretação da "história" oficial: O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984) - sobre as andanças do heterónimo de Fernando Pessoa por Lisboa; A Jangada de Pedra (1986) - quando a Península Ibérica solta-se do resto da Europa e navega pelo Atlântico; História do Cerco de Lisboa (1989) - onde um revisor é tentado a introduzir um "não" no texto histórico que corrige, mudando-lhe o sentido; e O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) - onde Saramago reescreve o livro sagrado sob a óptica de um Cristo humanizado (sendo esta a sua obra mais controvertida).
Nos anos seguintes, entre 1995 e 2005, Saramago publicará mais seis romances, dando início a uma nova fase em que os enredos não se desenrolam mais em locais ou épocas determinados e personagens dos anais da história se ausentam: Ensaio Sobre a Cegueira (1995); Todos os Nomes (1997); A Caverna (2001); O Homem Duplicado (2002); Ensaio Sobre a Lucidez (2004); e As Intermitências da Morte (2005). Nessa fase, Saramago penetra de maneira mais investigadora os caminhos da sociedade contemporânea.
Fonte:Wikipédia
Sei que ele não era crente, mas desejo Paz à sua Alma...
E apesar das ideologias políticas e religiosas, deixo o meu: